International Leprosy Association -
History of Leprosy

  • International Leprosy Association -
    History of Leprosy

    Database

    Hospital dos Lázaros (later Frei Antônio)

    Location

    Category Leprosarium
    Country Brazil
    Address Rio de Janeiro, Distrito Federal
    Current Address state of Rio de Janeiro

    Notes

    The Hospital dos Lázaros, as Hospital Frei Antônio was originally known, was founded by the Governor of Rio de Janeiro, General Gomes Freire de Andrade, Count of Bobadella, in 1744 and maintained by him until his death in 1763. It was subsequently passed to the Irmandade da Candelaria, and installed in the Jesuit Convent in 1766, where it was located when Souza Araujo was writing in 1937.
    (Araujo, H C S. 'A lepra e as organizações anti-leprosas do Brasil em 1936'. Mem. Inst. Osw Cruz, 1937:32 (1) 132/3)

    The Hospital has moved physical location three times during its history. In 1817, it moved from the locality of São Christóvão to Ilha das Enchadas. Then, in 1823, it transferred to Ilha do Bom Jesus until 1833, when it returned to São Christóvão.
    (Hunter Smith, T. 'A Monument to Lazarus: The Evolution of the Leprosy Hospital of Rio de Janeiro', 1999, 341)

    Notes in Portuguese supplied by Flávia Martins Constant as part of the Brazilian Archival Preservation Project, 2007:

    Hospital Frei Antônio ou Hospital dos Lázaros

    Histórico:

    A igreja de Nossa Senhora da Candelária, monumento de arte religiosa que se ergue na atual Praça Pio X, no centro do Rio de Janeiro, substituiu uma antiga capela, erigida em fins do século XVI, ou nas três primeiras décadas do século XVII, à Nossa Senhora da Candelária. Ainda na antiga capela instalou-se, em 18 de agosto de 1634, a sede da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Nossa Senhora da Candelária.

    A antiga igreja foi reedificada em 1710 e, em 1775, foi decidido erguer um novo e majestoso templo. Em 6 de junho desse mesmo ano foi lançada a pedra fundamental da nova igreja. A grandiosidade do projeto e dificuldades financeiras levaram as obras a se arrastarem por muitos anos. Em 8 de setembro de 1811, foi celebrada a primeira missa, ainda na igreja inacabada, que só seria oficialmente inaugurada somente em 10 de julho de 1898.

    Em 15 de fevereiro de 1763, a Irmandade criou a Repartição do Hospital dos Lázaros. Ainda sem instalações adequadas, a Irmandade passou a atender aos hansenianos que habitavam pobres choupanas junto à Praia de São Cristóvão. Nessa ocasião, o Bispo Dom Frei Antonio do Desterro interferiu para que o Vice-Rei Conde da Cunha conseguisse de Dom José I a recém-construída casa de recreio dos jesuítas, confiscada quando da extinção da Companhia de Jesus, em 1759. Lá se instalou o Hospital dos Lázaros ou Hospital Frei Antônio, onde a Irmandade passou a atender hansenianos. Esse, portanto, é um Hospital que antecede, e em muito tempo, a política nacional de isolamento dos doentes.

    Com a chegada da Família Real ao Brasil, o prédio do Hospital foi requisitado e transformado em quartel. Os doentes foram então removidos para a ilha das Enxadas e dali para a chamada ilha dos Frades (a ilha do Bom Jesus), onde ficaram precariamente instalados. A Candelária continuou assistindo-os, enquanto procurava reconquistar o antigo prédio.

    O hospital, pioneiro, funcionou por mais de dois séculos, e foi lá que, por muito tempo, se instalou o Serviço Nacional da Lepra, quando as autoridades sanitárias se voltaram mais objetivamente para a solução do problema. Lá funcionou também o Departamento Nacional de Dermatologia Sanitária. A manutenção do Hospital e dos doentes, entretanto, sempre esteve sob responsabilidade da Irmandade, que recebia do poder público o serviço médico e uma contribuição quase simbólica.

    Com o tempo, o hospital voltou a ser inteiramente mantido pela Irmandade. Hoje possui somente duas ex-pacientes. Seu antigo e belo prédio, conservado e mantido até hoje pela Candelária, é um exemplar de arquitetura setecentista, não especificamente religiosa, que mantém invioladas suas linhas originais.

    Situação Atual:

    Atualmente no ex-hospital moram somente duas ex-pacientes, já curadas e que não possuem outra opção de moradia. A Candelária se encarrega dos cuidados com essas duas senhoras e da manutenção do prédio.

    • The grounds of Frei Antonio
    • Entry to Frei Antônio with the inscription
    • The interior of Frei Antônio
    • Stained glass window depicting Christ bringing hope to the leprosy affected

    Leprosaria - Historical References
    Go back to previous page.